O que é Oração? O que é e como funciona

A oração é um dos pilares da fé cristã e, embora seja uma das atividades religiosas mais antigas, ainda é um mistério para muitos. Neste artigo, vamos explorar o que é a oração e como ela funciona. Você vai aprender os diferentes tipos de orações e como elas podem ser

ORAÇÃO DO DIA - 08 DE DEZEMBRO DE 2023

A oração é um dos pilares da fé cristã e, embora seja uma das atividades religiosas mais antigas, ainda é um mistério para muitos. Neste artigo, vamos explorar o que é a oração e como ela funciona. Você vai aprender os diferentes tipos de orações e como elas podem ser usadas para se conectar com Deus.

O que é oração?

O que é oração?

A oração é um ato de conversar com Deus, pedindo a Ele coisas ou expressando gratidão. A Bíblia diz em 1 Tessalonicenses 5:17 “Orai sem cessar”. Isto significa que devemos estar sempre em conversação com Deus, não somente quando estamos tristes ou precisando de algo, mas em todos os momentos da nossa vida. A oração nos ajuda a ter uma relação mais íntima com Deus e nos torna mais parecidos com Ele.

A oração é também um ato de adoração e de louvor a Deus. Podemos adorá-Lo pelo que Ele fez, pelo que Ele é e pelas coisas maravilhosas que tem para nós no futuro. A Bíblia diz em Salmos 150:6 “Todas as coisas que tem fôlego louvem ao Senhor! Aleluia!”

Podemos orar sozinhos ou em grupo, mas devemos lembrar que a oração não é um monólogo, é uma conversa. Deus sempre está ouvindo e falando conosco, mesmo quando não conseguimos ouvir Sua voz.

Origem da oração

Desde a antiguidade, as pessoas têm procurado um modo de se comunicar com o divino. A oração é uma das formas mais antigas e universais de expressão religiosa. É um ato de adoração, um pedido de ajuda ou uma forma de agradecimento. As pessoas oram em momentos de alegria e tristeza, na esperança de encontrar força, consolo e orientação.

A oração pode ser feita individualmente ou em grupo, e pode ser dirigida a um Deus ou espírito particular, ou a uma força mais abstrata. As palavras são importantes em algumas formas de oração, enquanto outras enfatizam os sentimentos e as emoções. Algumas pessoas acreditam que a oração tem um poder mágico para mudar as coisas, enquanto outras veem como uma forma de expressar sua fé e conexão com o sagrado.

A oração tem origem nas práticas religiosas primitivas do mundo inteiro. Nos primeiros diás do homem na Terra ele sentiu-se sozinho no meio da natureza hostil e começou a procurar por seres superiores que pudessem protegê-lo do perigo e dar sentido à sua vida. Esses seres superiores eram os Deuses. Os homens primitivos começaram a adorá-los através da dança, do canto e da oferta de sacrifícios. Estes atos simples evoluíram para formar as diversas religiões do mundo moderno.

A oração continua sendo uma parte importante da vida religiosa para muitos seres humanos. Acredita-se que ela nos une àquilo que é maior do que nós mesmos e nos dá força para enfrentarmos os desafios da vida cotidiana.

Como funciona a oração?

A oração é um diálogo entre você e Deus. É um momento em que você pode expressar seus pensamentos e sentimentos a Deus, e também ouvir o que Deus tem a dizer para você. A oração pode acontecer em qualquer lugar, a qualquer hora do dia ou da noite. Você pode orar sozinho ou com outras pessoas.
A oração funciona da mesma forma para todos, independentemente de sua religião ou crença. Quando você ora, suas palavras são levadas a Deus através do Espírito Santo. O Espírito Santo é um presente de Deus que habita em todos os crentes e os une a Ele.

O Espírito Santo faz com que as nossas orações sejam entendidas por Deus de maneiras que não conseguimos explicar. Ele também nos dá força para continuarmos orando quando estamos cansados ​​ou desanimados. Às vezes, as respostas às nossas orações vêm imediatamente, mas às vezes elas levam mais tempo. Deus sempre nos responde de acordo com Sua vontade e perfeita sabedoria.

Por que orar

Orar é uma forma de comunicação com Deus. É um diálogo aberto e sincero em que expressamos nossos anseios, medos, alegrias e pedimos ajuda. Orar nos conecta com o mistério de Deus e nos ajuda a enxergar as coisas sob um novo olhar, nos mostrando que somos seres limitados e dependentes dele.

Mas por que orar? Algumas pessoas dizem que não precisam orar porque Deus já sabe o que elas precisam e vai lhes dar tudo o que precisam sem elas terem que pedir. Outras pessoas dizem que orar é inútil porque Deus não faz milagres hoje em dia.

No entanto, a Bíblia mostra-nos claramente que orar é importante e necessário. Em Mateus 6:7-8, Jesus ensina: “E quando vocês orarem, não fiquem balbucieando repetidamente como os gentios, pois pensam que serão atendidos por causa da insistência deles. Não sejam como eles, pois o Pai de vocês sabe o que vocês precisam antes mesmo de vocês pedirem”.

Aqui Jesus ensina duas coisas importantes sobre a oração: primeiro, precisamos ser persistentes em nossas orações; segundo, Deus já sabe o que precisamos antes mesmo de pedirmos. Persistência significa continuar orando mesmo quando parece que não está havendo resposta imediata. Isso é importante porque às vezes as respostas às nossas orações podem demorar um pouco para aparecer – mas isso não significa que Deus está ignorando as nossas orações!

Ele simplesmente tem um plano melhor do que o nosso e está agindo conforme sua vontade para trazer a melhor solução para as situações pelas quais estamos passando. Às vezes essa resposta pode ser “não”; mas isso também é uma resposta porque significa que Deus tem algo melhor para nós do que aquilo pelo qual estávamos pedindo.

A segunda coisa importante sobre a oração mencionada acima é o fato de Deus saber exatamente o que precisamos antes mesmo de termos consciência disso; portanto, quando orarmos, estaremos sempre sintonizados com a vontade dele para as nossas vidas. Isso nos leva à próxima razão pela qual devemos orar: para discernir a vontade de Deus (Jeremias 33:3).

Infelizmente, muitas vezes ficamos confusos quanto à direção que devemos tomar na vida, especialmente quando enfrentamos decisões difíceis, mas podemos ter certeza absoluta de qual é a vontade dele para as nossas vidas se formarmos o hábito diário da oração e da leitura da Bíblia (Jo 15:7). Deuteronômio 29:29 diz: “Os segredos do Senhor são revelados apenas mortais homens”, em outras palavras: somente aqueles homens cujas mentes e corpos estejam totalmente consagrados a servi-Lo!

Tipos de orações

tipos-de-oracao-suplica-agradecimento-intercessao-adoracao (1)

Existem diversos tipos de orações, cada uma com sua forma e finalidade específica. O poder da oração pode mudar qualquer situação de sua vida, algumas das principais orações são:

Oração de súplica

é aquela em que o indivíduo pede a Deus por algo, seja para si mesmo ou para outra pessoa. Pode ser feita em qualquer momento e lugar, basta que haja um sentimento de necessidade e humildade.

Oração de agradecimento

É a expressão de gratidão a Deus por tudo o que Ele nos dá. É importante cultivar essa atitude diariamente, pois ela nos ajuda a reconhecer as bênçãos recebidas e a abrir mais o coração para novas benfeitorias.

Oração de intercessão

Quando oramos por alguém, estamos intercedendo junto a Deus para que Ele atenda às necessidades daquela pessoa. É uma forma de mostrar o nosso amor e cuidado pelo próximo, assim como Jesus Cristo fez por nós.

Oração de adoração

É quando entregamos toda a nossa atenção e reverenciamos somente a Deus, sem pedir nada em troca. É um momento especial de reconhecermos Sua grandeza e maravilhas, além da nossa total dependência Dele.
A importância da fé na oração

A fé é importante para a oração porque é através da fé que oramos a Deus. Sem fé, não há comunicação com Deus. A fé é a chave para abrir o nosso coração e mente para Deus e para a oração. Sem ela, estaríamos simplesmente falando sozinhos. A fé é o que nos dá a certeza de que Deus está ouvindo e respondendo às nossas orações. É através da fé que experimentamos o poder da oração e vemos os milagres acontecerem na nossa vida.

Orações na Bíblia Sagrada

Orações na Bíblia Sagrada

A oração é uma das formas de comunicação entre o homem e Deus. A Bíblia Sagrada é repleta de orações, que nos mostram a importância da oração na vida cristã.

As orações na Bíblia nos ensinam a como devemos nos dirigir a Deus, quais os temas que devemos abordar em nossas orações e como devemos conduzir nossa vida para agradá-lo.

As primeiras orações registradas na Bíblia são as do profeta Elias, que orou para que Deus trouxesse chuvas sobre a Terra (1Rs 17:1).

Elias também orou para que um fogo caísse do céu e consumisse os seus adversários (2Rs 1:10).
Outro profeta que fez muitas orações registradas na Bíblia foi Jeremias. Em suas orações, Jeremias clamava a Deus por socorro em meio às dificuldades enfrentadas pelo seu povo (Jr 42:9) e pediu para que o Senhor libertasse o seu povo da escravidão (Jr 33:3).

Jesus Cristo também foi um grande exemplo de vida em oração. Ele sempre buscava um lugar isolado para conversar com o Pai Celestial (Mt 14:23). Uma das mais famosas orações de Jesus é a chamada “Oração do Senhor”, que ficou conhecida também como “Pai Nosso” (Mt 6:9-13).

Nesta oração, Jesus ensina aos seus discípulos como devemos nos dirigir a Deus em nossas orações, tratando-O com amor e reverência. Além disso, Jesus também nos ensina quais os temas que devemos abordar em nossas orações: pedindo à Deus que Seu Reino venha, rogando por nossa sustentação diária e perdoado dos nossos pecados assim como perdoamos aqueles que nos ofenderam.

As epístolas também trazem diversos ensinamentos sobre a importância da vida cristã voltada às atividades espirituais, incluindo a prática da oração. Paulo escreveu diversos textos sobre este tema, destacando principalmente a necessidade da perseverança naqueles que estão em Cristo (Rm 12:12).

As três principais virtudes da oração segundo Agostinho: esperança, caridade e fé;

A oração é um ato de amor, de fé e de esperança. Amamos a Deus com todo o nosso coração e esperamos nele com todas as nossas forças. A oração é um dialogo sincero com Deus, onde expomos nossas alegrias, angústias, anseios e temores. Ele nos ouve e nos ama infinitamente.

A fé é a virtude que nos leva a crer firmemente na palavra de Deus e na sua promessa de salvação. A esperança é a virtude que nos sustenta na tribulação, na dor e nas provações da vida, confiando que Deus nunca nos abandonará. A caridade é o amor gratuito e desinteressado que temos por Deus e pelo próximo. Ela nos motiva a viver segundo os ensinamentos do Evangelho, buscando sempre o bem do outro antes do nosso.

Agostinho foi um grande teólogo e doutor da Igreja, cujos ensinamentos ainda hoje são muito relevantes para a vida cristã. Em seus escritos, ele destaca três virtudes principais que devem ser cultivadas pelo cristão: fé, esperança e caridade.

A fé é a virtude que nos leva a crer firmemente na palavra de Deus e na sua promessa de salvação. A esperança é a virtude que nos sustenta na tribulação, na dor e nas provações da vida, confiando que Deus nunca nos abandonará.

A caridade é o amor gratuito e desinteressado que temos por Deus e pelo próximo. Ela nos motiva a viver segundo os ensinamentos do Evangelho, buscando sempre o bem do outro antes do nosso.

Agostinho foi um grande teólogo e doutor da Igreja, cujos ensinamentos ainda hoje são muito relevantes para a vida cristã. Em seus escritos, ele destaca três virtudes principais que devem ser cultivadas pelo cristão: fé, esperança e caridade.

A fé é uma virtude indispensável para o cristão; ela é o fundamento da nossa relação com Deus. Sem ela não podemos ter certeza da salvação prometida por Jesus Cristo nem dos benefícios espirituais que ele tem para oferecer-nos (Cf.. Efésios 2: 8). A fé também nos sustenta em meio às dificuldades da vida; quando tudo parece perdido ela surge como uma luz no fundo do túnel (Cf.. Mateus 17: 20). É pela fé que somos capazes de enfrentar qualquer problema sabendo que Jesus está connosco até à consumação dos séculos (Cf.. Mateus 28: 20).

Esperança

A esperança é uma virtude muitas vezes subestimada mas essencial para o cristão; eles representam a expectativa confiante de que coisas boas virão (Cf.. Roman 5: 4-5). A esperança mantem-nos firmes na tribulações sabendo sempre que existe uma luz no final do tunel (Cf.. Salmos 30: 5) .

Caridade

A caridade é um ato de amor e bondade para com o próximo, sem esperar nada em troca. É dar de si para ajudar o outro, seja materialmente, seja por meio de um ato de bondade. A caridade pode ser praticada de diversas formas: doação de alimentos para quem passa fome, doação de roupas e material escolar para quem não tem condições de comprar, doação de sangue, entre outras. A caridade também pode ser feita com a disponibilidade para ajudar alguém em momentos difíceis, prestando um ombro amigo ou uma palavra de incentivo.

Conclusao

Oração é a conversa que mantemos com Deus. É um diálogo entre amigos, no qual pedimos e agradecemos. Acreditamos que Deus nos ouve, e que a oração é um instrumento poderoso para mudar nossas vidas e o mundo. Se você quiser aprender mais sobre oração, ou se quiser iniciar uma oração pessoal, visite a nossa página de oração online. Lá você encontrará centenas de artigos sobre o tema, além de orientações para iniciar uma oração diária.

Links: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ora%C3%A7%C3%A3o

* A oração vai para o seu número de WhatsApp, por isso preencha corretamente!

Categorias
Rolar para cima